Semana Pedagógica 2022 – Auxiliadora de Recife

Divulgação internet

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

(Paulo Freire)

      Depois de um ano tão desafiador como o de 2021, faz-se necessário elencar temas pertinentes para fundamentar toda a prática pedagógica do ano que se inicia, revendo processos, construindo novos conhecimentos e desenvolvendo outras importantes habilidades.

    Por esta razão, no período de 03 a 07 de janeiro, toda a equipe pedagógica do AUXILIADORA – RECIFE participou da 1ª Semana Pedagógica de 2022, com uma programação diária que aprofundou temas de grande relevância para enfrentar os novos desafios e ampliar as possibilidades de ressignificar e engrandecer nossa missão educativa.

    No primeiro dia toda a atenção e todas as atividades foram voltadas para o autocuidado, para a saúde emocional dos educadores, quando participaram de dinâmicas orientadas pelo Setor de Psicologia e Departamento Esportivo. Em seguida, participaram ativamente da palestra ministrada por Verônica Tavares.

    No segundo e terceiro dia tivemos momentos de fortalecimento do carisma salesiano. Com o tema “Salesianidade”, a excelente palestra do Professor Dr. Anderson Alencar, contou não só com a equipe do Auxiliadora – Recife, mas também com as equipes do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Gravatá), Colégio Mazzarello (Recife) e do escritório de Inspetoria Maria Auxiliadora. A Campanha da Fraternidade e a Estreia do Reitor Mor de 2022 foram apresentados de maneira muito reflexiva pelas Irmã Nádia Chaves e Irmã Claudiane Cavalcante, respectivamente. Foram momentos em que todos puderam beber da fonte da nossa espiritualidade!

    No dia seguinte, baseados em toda esta fundamentação resgatada numa apresentação do setor de psicologia e da  coordenação de esportes e eventos, os educadores participaram da construção coletiva e escolha democrática do tema do Projeto Integrado Anual, que teve como resultado o tema “Uma nova educação, para um novo mundo”.

    Por fim, encerrando esta semana tão dinâmica, a coordenadora de AEE (Educação Especial), Anália Paranhos, aprofundou o tema Inclusão, para que compreendendo e aprendendo mais sobre o que é a verdadeira inclusão possamos realizar um melhor acompanhamento e desenvolvimento de alunos (as) com essas particularidades.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus contatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Veja também

solenidadedbpenedo
Encerramos o mês de janeiro...
acolhidairisaura
No dia 31 de janeiro,...