A Obra de Defesa da Infância Pobre – ODIP, atua em regime sócio educativo em meio aberto, fundada em 30 de agosto de 1953 pela Paróquia de Santana de Gravatá – PE, pertencente a Diocese de Caruaru, firmando – se a partir de 1973 como entidade educacional e profissionalizante, sob a coordenação das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas).
É uma associação civil, de caráter confessional, educacional, beneficente e de assistência social, sem fins lucrativos. Onde seu maior objetivo é o resgate da vida dos (das) jovens como cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, onde a festa, a arte, o teatro, e as oficinas de trabalho são lugares propícios para educar. A ODIP tem por finalidade prioritária a assistência social, (de acordo com o Estatuto Social): Oferecer e desenvolver o ensino em seus vários graus, inclusive profissional/profissionalizante, a educação moral, cívica e religiosa; Promover atividades culturais como também à assistência educacional e religiosa.
Tendo como missão promover a proteção e Defesa dos direitos da crianças e adolescente em situação de risco, através de um programa sócio – pedagógico, baseado no processo de educação cristã libertadora nos moldes do Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão, Amor e Religião, de forma que contribua para o fortalecimento do protagonismo Juvenil, formando bons cristãos, para serem honestos cidadãos, e consequentemente um cidadão consciente de seus direitos e deveres, lutando por uma CIDADANIA ATIVA.