ENAC: RSB realiza Encontro Nacional de Comunicação

Foto: RSB

Nos dias 26 e 27 de junho de 2024, foi realizado online o 2º Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) das presenças salesianas do Brasil, com o tema: “Do sonho à realidade: rumo a uma presença plena”.

Nos dias 26 e 27 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o II Encontro Nacional de Comunicação (ENAC). O evento, totalmente on-line, teve como tema “Do sonho à realidade: rumo a uma presença plena” e alcançou mais de 400 inscritos, entre Comunicadores, Gestores e Educadores de todas as presenças salesianas do Brasil.

O II ENAC buscou fortalecer os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos (edu)comunicacionais da ação educativa em Rede. Contou com a colaboração do Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da RSB na organização e realização, além do apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Os momentos de “Bom-Dia”, oração inicial, ressonâncias e perguntas foram orientados por diferentes coordenadores inspetoriais de Comunicação, tanto da parte dos SDB quanto das FMA.

Também os Inspetores Referentes da Comunicação, Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição FMA e Padre Francisco Inácio Vieira Júnior SDB, tiveram uma participação especial na abertura oficial do evento.

“Falar de sonho é sempre muito bom, alimenta a nossa esperança, o otimismo. Esse sonho de Dom Bosco é mais lindo ainda porque nos fala da experiência da sua vida […]. ‘Um Sonho que faz sonhar’ foi o tema da Estreia deste ano, sonhar um mundo melhor, mais fraterno e solidário” disse Irmã Carmelita.

A contextualização do encontro ficou por conta da Coordenadora Nacional da Comunicação da RSB, Irmã Maike Loes FMA, que fez memória da dinâmica e do tema do I ENAC, ocorrido em maio de 2023, do qual foram palestrantes os Conselheiros gerais da Comunicação, Padre Gildásio Mendes SDB e Irmã Maria Ausilia de Siena FMA.

O 2° ENAC contou novamente com a participação de palestrantes internacionais. No primeiro dia, o Decano e Professor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma (Itália), Padre Fabio Pasqualetti, apresentou o tema: «O sonho dos 9 anos de Dom Bosco: entre carisma, comunicação e missão», mostrando que os tempos mudaram, mas o sonho de Dom Bosco e o Oratório continuam sendo atuais e sendo resposta na educação das novas gerações.

As palestras do segundo dia trataram do tema «O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade», ministrada por Irmã Mercedes Méndez Siliuto, responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção (Espanha), e «O digital, de instrumento a cultura: um desafio para a Igreja. Uma visão a partir de ‘Uma presença plena’», proferida pelo Secretário do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, Pe. Lucio Adrian Ruiz.

Irmã Mercedes apresentou aspectos referentes ao Sistema Preventivo e ao estilo de educar e evangelizar de Dom Bosco. Ressaltou expressões do Sonho dos 9 anos e comentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (2024), associando-a ao tema da sabedoria do coração. Indicou também a beleza-bondade-verdade como critérios para ser presença de qualidade nas redes sociais e para que a educomunicação seja eficaz. Concluiu sua palestra com um convite: “Fundemos casas no continente digital, não presenças isoladas, mas um ‘nós salesiano’. Educadores e educandos, juntos, isso é realmente ser presença salesiana no continente digital”.

Já Padre Lucio apresentou um percurso histórico da visão da Igreja sobre os meios de comunicação social, destacando que os mesmos não são meramente instrumentos, mas uma cultura a ser evangelizada. Destacou temas como a inculturação, a dinâmica missionária da Igreja, a presença da Igreja no continente digital. Insistiu muito na necessidade de “passar da tecnologia ao querigma, ao primeiro anúncio, porque a tecnologia é atividade, enquanto que o querigma é a essência”, já que “a cultura digital é um espaço de evangelização e de missão”.

Participaram também como palestrantes as Coordenadoras Nacionais das áreas programáticas da RSB, Irmã Lucia Jacinta Finassi FMA, Carolina Neves de Oliveira (leiga) e Irmã Maike Loes, que trataram sobre o tema “A concretização do sonho dos 9 anos nas presenças da Rede Salesiana Brasil”, segundo a perspectiva da Escola, da Obra Social e da Comunicação.

A Pastoral Juvenil, representada por Padre Raimundo Marcelo Maciel SDB, deu sua contribuição sobre os temas abordados a partir do olhar da Pastoral. Padre Raimundo destacou a sua experiência com o povo Yanomami e a chegada da Internet na missão indígena de Maturacá, distrito de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

Durante o 2° ENAC, a Direção Executiva da RSB marcou presença com sua mensagem aos participantes. Tanto Irmã Silvia Ap. da Silva FMA, quanto Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior SDB, destacaram o compromisso de habitar as redes sociais, sendo presença de qualidade nos novos pátios do mundo digital, sem esquecer dos pátios da escola, da obra social, da universidade, das paróquias, das periferias, e que “hoje se torna fundamental conhecermos os mecanismos de comunicação, os processos, as narrativas que são construídas a partir também de todo o espaço do território virtual, lembrando que ele faz parte do cotidiano e não há uma distinção entre realidade e virtualidade nesse horizonte da comunicação social”.

Na conclusão do II ENAC, além dos agradecimentos aos palestrantes, participantes e equipes, a Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Irmã Maike, fez um breve paralelo entre o documento “Rumo à presença plena”, do Dicastério da Comunicação do Vaticano, e o “Manifesto às Juventudes”, da RSB. Ambos salientam que “os jovens pedem para ser encontrados onde estão, inclusive nas redes sociais”, e que é preciso “compreender os jovens a partir do lugar onde se encontram e querem ser encontrados”.

Os participantes do ENAC se despediram com um convite-desafio: “Habitar as redes sociais salesianamente, passando do sonho à realidade sem deixar de sonhar: sonhar e trabalhar pelo presente e pelo futuro das crianças, adolescentes e jovens que diariamente atravessam os portões e as portas […] de nossas presenças”, disse Irmã Maike.

Diz pra gente: O que você achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus contatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Veja também