O Âmbito da Comunicação Social (CS) empenha-se em propor às comunidades educativas, em particular às FMA, reflexões, linhas de ação e orientações relativas ao nosso “ser e estar” na sociedade da comunicação; em conexão com as realidades civis, eclesiais, educativas, comprometidas com a comunicação social.O Âmbito age como organismo atento à incidência do fenômeno comunicativo nas diferentes culturas e coordena a produção de subsídios e publicações para conhecimento do Instituto e para a animação em nível formativo, pastoral e missionário.

Coordenadora a nível de Instituto : Ir.Maria   Helena Moreira      

Desde 2014, o Âmbito é confiado aos cuidados de Ir.Maria Helena Moreira  que trabalha junto a uma equipe de colaboradoras:

  • Ir. Arciniegas Julia (Administração do Banco de Dados da website)
  • Ir. Imperatore Gabriella (Redação da News da Website e Revista Da Mihi Animas)
  • Ir. Mollo Rosa (Consulente externa para a Educomunicação)
  • Ir. Clara Vu (Administração da website)

Além desta equipe, o Âmbito trabalha em contínua interação com um grupo de colaboradoras à distância, em particular na redação da Revista DMA, cuja finalidade é a formação das FMA, e nas traduções para os diferentes idiomas.

O Âmbito da Comunicação Social (CS) tem como objetivo geral para o sexênio 2015-2020:

O Âmbito da Comunicação Social (CS) tem como objetivo geral para o sexênio 2015-2020:
Viver a conversão pastoral com a força profética do ser com os jovens da comunidade em saída, que testemunha e anuncia Jesus com esperança e alegria.
Aspectos incluídos no objetivo: Promover a formação ao Encontro e à relação fraterna, pautando-se sobre elementos específicos da comunicação interpessoal;
Construir, com os jovens, casas com “coração oratoriano” – ambientes comunicativos que expressam a identidade carismática;
Consolidar a mentalidade de rede e o trabalho em sinergia com outras Entidades, Instituições e Organismos empenhados na educação e na evangelização dos jovens. Além desta equipe, o Âmbito trabalha em contínua interação com um grupo de colaboradoras à distância, em particular na redação da Revista DMA, cuja finalidade é a formação das FMA, e nas traduções para os diferentes idiomas.

Coordenação a nível de Inspetoria

O Âmbito trabalha em contínua interação com um grupo de colaboradores/as à distância, em particular na redação do Informativo INTERFACE, atualização das  Redes  Sociais e Portal . A programação da comunicação social da Inspetoria está inserida no Projeto Educativo Pastoral e contempla as diretrizes e estratégias do âmbito da Comunicação Social do Instituto e as propostas do Plano Trienal de Comunicação da Equipe de comunicação Salesiana América -ECOSAM e Planejamento Estratégico Equipe comunicação Salesiana Brasil – ECOSBRASIL.

O objetivo geral é: “Promover na comunidade Inspetorial uma cultura da comunicação para potenciar nosso estar com os jovens, na ótica da preventividade, do contínuo acompanhamento formativo das FMA, formandas, jovens e leigos em relação à educomunicação, com especial atenção ao conhecimento das novas linguagens juvenis, para uma inserção significativa na sociedade. Seguem outros objetivos específicos, que tocam a área relacional-comunicativa entre pessoas e comunidade; o estudo sistemático da educomunicação na ótica do Sistema Preventivo e a aquisição de uma mentalidade projetual de rede e de diálogo, que tocam experiências e conhecimentos do mundo virtual, onde os jovens habitam.O âmbito promove anualmente um encontro de formação, no qual participam todos os gestores de comunicação social de cada comunidade educativa. É redigido mensalmente o Jornal Inspetorial: “Interface”, que atua como rede comunicativa da Inspetoria.

Gestores de  Comunicação Inspetorial