Seguindo as propostas do Instituto e com o intuito de desenvolver processos educomunicativos, a Inspetoria Maria Auxiliadora/Recife oportuniza, semanalmente, às aspirantes e postulantes, jovens em formação à vida consagrada salesiana, aulas de Educomunicação. Estes momentos têm por objetivo pensar a Educomunicação como oportunidade e desafio para a educação.

A cada encontro, é notável o interesse e compreensão das futuras Filhas de Maria Auxiliadora que desejam explorar a Educomunicação, descobrindo por meio da comunicação social, como também no encontro pessoal, o que está na base do processo educativo: a relação, a fé, a cultura para poder construir juntos um mundo mais habitável e solidário. As jovens compreendem que na tradição salesiana, educação e comunicação estão enraizadas e unidas na vida cotidiana. Aprofundar a Educomunicação torna-as mais conscientes de como a rede digital
pode ser um lugar rico de humanidade e como o testemunho cristão, graças à rede, pode chegar também às mais distantes periferias. Com metodologia interativa e densos conteúdos o grupo aprende que é urgente passar de uma mera informação para uma profunda e exitosa comunicação, percorrendo de forma segura as vias da educação preventiva, sobretudo neste cenário desafiador.