Havia no Instituto Profissional Maria Auxiliadora uma Escola Noturna sob os cuidados de Irmã Carmen Bacelar. A sensibilidade e a atenção aos jovens fizeram com que essa Filha de Maria Auxiliadora percebesse que os alunos terminavam o curso, eram aprovados, mas ainda assim não tinham condições de ingressar no mundo do trabalho. Era necessária uma Escola Profissionalizante para assegurar a eles uma preparação para o futuro.
Com o coração convicto e a alma repleta de sonhos, Ir. Carmen começou a luta para a aquisição do imóvel que ficava em frente ao Auxiliadora e estava à venda. Foi nesse imóvel que em março de 1975 começou a funcionar o Centro Comunitário Salesiano do Recife, que desde seu início buscou parcerias para que pudesse oferecer aos educandos o melhor de que se dispunha e nunca se fechando as possibilidades por maiores que fossem as dificuldades encontradas.
Em 1999, a sede do Centro Comunitário Salesiano do Recife foi transferida para a Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Inserido na periferia, seu caráter profético ganhou novos ares, pois agora teriam acesso a ele também aqueles que não dispunham de meios para deslocarem-se até o Centro da cidade.
Hoje, tantos anos depois, o aspecto da parceria continua presente nesse espaço educativo. O Centro funciona em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, oferecendo aos jovens a oportunidade de formação profissional em Técnicas de Vendas, Atendente Administrativo, além de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Informática.
Esse ano (2007) fomos agraciados com a possibilidade de oferecer também para nossos alunos a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular. A Inspetoria Maria Auxiliadora acreditou em nossa proposta e ajudou-nos a tornar mais esse sonho uma realidade.
Além disso, a parceria nos coloca diretamente responsáveis pelos aspectos da formação humana dos educandos, garantida semanalmente por um momento especial chamado KAIRÓS.
O Kairós, que costumamos traduzir para nossos alunos como “Tempo de Deus”, é um dia letivo semanal, inteiramente dedicado à formação humana. Nele abordamos temas do universo juvenil e outros voltados para o mercado de trabalho. É no Kairós que eles refletem a vida, que travam contato com dinâmicas de grupo, que constroem os relacionamentos interpessoais.
O Kairós é dividido em dois momentos específicos: na primeira parte, acontece uma palestra sobre um determinado tema e trabalhos em grupo que culminam com a exposição de tudo o que foi refletido. Na segunda parte (após o intervalo), são oferecidas aos alunos algumas oficinas que têm como objetivo consolidar essa formação humana além de oferecerem a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos na área da formação profissional e enriquecerem o seu currículo com mais um certificado.
Eletricidade, Dança, Teatro, Manicure, Artesanato (Bijuterias, velas, cartões, etc.), Esportes, Produção Literária e Canto são algumas das Oficinas oferecidas que têm nos rendido bons frutos e nos enchem de coragem para prosseguir na caminhada. Outro aspecto importante que deve ser ressaltado e que permeia toda a vida do Centro Comunitário Salesiano do Recife é a capacidade de diálogo ecumênico que temos experimentado todos esses anos. Recebemos alunos de diversas realidades religiosas e conseguimos caminhar em harmonia, possibilitando a todos a oportunidade de se expressarem respeitando as ideias dos outros.
Em cada turma que entra e sai de nossa casa (aprendemos a trabalhar com a rotatividade dos cursos profissionalizantes atuais), descobrimos algo inteiramente novo, diferente, refletindo o próprio dinamismo da vida. O “lar” que oferecemos a esses jovens marca suas vidas, suas histórias e quando os reencontramos sempre há palavras de gratidão, saudade, incentivo à continuidade do trabalho.
Somos a herança de uma Salesiana sonhadora e persistente, por isso o sonho e a persistência sempre serão marcas registradas dessa Casa encravada, profeticamente, entre os Altos e Córregos da Zona Norte do Recife.
Estrada do Arraial, 3460, Casa Amarela.
CEP: 52051 – 380 – Recife – PE
(81) 3441 – 8183 – Horário Comercial
(81) 3038 – 6395 – Coordenação / Diretora