Durante a 57a. Assembleia Geral da CNBB, que está sendo realizada em Aparecida/SP, foram realizadas eleições para os novos presidentes dos 18 regionais da CNBB. Para o NE2, foi eleito dom Paulo Jackson, bispo diocesano de Garanhuns, sucedendo dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, que estava na função há dois mandatos consecutivos. Dom Paulo Jackson foi eleito para o quadriênio 2019-2022.

Veja a mensagem de Dom Fernando sobre a eleição.

No último dia 03/05, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em reunião reservada aos Regionais, tivemos oportunidade de eleger a nova presidência do Regional Nordeste 2, para o quadriênio 2019 a 2022. Foram escolhidos Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza – Bispo de Garanhuns -PE, para presidente, Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo de Caicó – RN, para vice-presidente e Dom Francisco de Sales Alencar Batista – Bispo de Cajazeiras PB para secretário.

Depois de dois mandatos consecutivos, Dom Francisco Lucena (secretário), Dom Manoel Delson (vice-presidente) e eu (Dom Fernando Saburido -presidente), temos o prazer de passar o comando do nosso Regional da CNBB para esses novos irmãos com o sentimento de missão cumprida e gratos a Deus pelo que pudemos ajudar as 21 dioceses que integram os estados de Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Queremos agradecer a amizade e colaboração dos nossos irmãos, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos/as, leigos/as que nos apoiaram e ajudaram durante a nossa gestão e pedimos a todos que continuem solidários para com os que chegam para iniciar essa nova etapa.

Acreditamos que estamos entregando o Regional melhor estruturado pastoral e fisicamente e nos colocamos à disposição do novo governo. Fazemos questão de registrar nosso especial agradecimento ao Pe. Agenor Guedes (secretário executivo) que foi um grande companheiro, sempre fiel e dinâmico. Estendemos essa gratidão a todos os funcionários que integram a equipe do Pe Agenor.

Desejamos à nova direção e toda a sua equipe o maior sucesso na missão de animar a ação pastoral nas dioceses que integram nosso Regional da CNBB.

Dom Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife

Conheça a nova presidência do Regional Nordeste 2 da CNBB


Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 

PRESIDENTE
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
É o bispo diocesano de diocese de Garanhuns. Aos 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Garanhuns.
Nascimento: 17 de abril de 1969 (idade 50 anos), São José de Espinharas, Paraíba.
Diocese: Diocese de Garanhuns.
Ordenação presbiteral: 17 de dezembro de 1993.
Lema episcopal: In Verbo tuo.
Arcebispo metropolita: Antônio Fernando Saburido, O.S.B.
Nomeação episcopal: 20 de maio de 2015.


Dom Antônio Carlos Cruz Santos

VICE-PRESIDENTE
Dom Antônio Carlos Cruz Santos
É o atual bispo diocesano de Caicó. Cresceu no Rio de Janeiro mas foi batizado e crismado em Penedo, terra natal de seus pais. Ordenado em 1992, o padre empenhou-se na formação de seminaristas.
Nascimento: 25 de novembro de 1961 (idade 57 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Diocese: Diocese de Caicó.
Nomeação episcopal: 12 de fevereiro de 2014.
Ordenação episcopal: 10 de maio de 2014, em São Gonçalo, por Dom Ricardo Pedro Paglia.
Ordenação presbiteral: 12 de dezembro de 1992.
Lema episcopal: Olharão para Aquele que transpassaram.


Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.

SECRETÁRIO-GERAL
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.
É o oitavo bispo de Cajazeiras, na Paraíba. Foi nomeado bispo em 8 de junho de 2016, pelo Papa Francisco, enquanto exercia a função de secretário-geral da Ordem dos Frades Carmelitas, em Roma.
Nascimento: Araripina, 17 de abril de 1968.
Diocese: Diocese de Cajazeiras
Ordenação episcopal: 29 de novembro de 1995.

Da Diocese de Itabira com informações da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *