As Escolas das Irmãs Salesianas há mais de cem anos vêm assumindo, com empenho, a missão de educar integralmente a juventude com uma proposta fundamentada no SISTEMA PREVENTIVO de Dom Bosco. Nosso maior desafio é formar um CIDADÃO capaz de se desenvolver como pessoa, enfrentando os desafios que a vida lhe impõe, objetivando, sobretudo, a formação do “bom cristão”, que incorpora a espiritualidade a vida. O SISTEMA PREVENTIVO tem como eixo a trilogia: RAZÃO – RELIGIÃO – AMOR.
A RAZÃO: desenvolve-se na dimensão pedagógica. Através dela, a escola deixa de ser simples transmissora de conhecimentos e passa a ter como função principal ENSINAR a PENSAR, base para construção do conhecimento.
Com fundamento na psicologia do desenvolvimento e das modernas teorias de aprendizagem, as Escolas Salesianas procuram adequar o trabalho em sala de aula, oferecendo ao aluno a possibilidade de construir seu conhecimento de forma organizada e prazerosa, onde o papel do educador é liderar, encaminhando e facilitando o processo da aprendizagem.
A RELIGIÃO: é a mola mestra do nosso trabalho educativo – o “bom cristão” também se constrói no dia a dia. Por isso a dimensão pastoral incumbe-se de cumprir essa tarefa de forma dinâmica, para transformar a sociedade, desenvolvendo atividades específicas que promovem a formação cristã da criança e do jovem.
O AMOR: é o coração da nossa proposta e nele se baseia a relação professor x aluno. Segundo Dom Bosco, “educação é questão de coração”. E também de afetividade, de diálogo, de aproximação. Portanto, essa dimensão se concretiza na presença atuante, amiga e acolhedora do educador.
O eixo afetivo da pedagogia salesiana é a condição para que se realize a verdadeira educação – a que liberta, constrói a pessoa e a compromete com sua história.
Nossa missão:
“FORMAR O BOM CRISTÃO E O HONESTO CIDADÃO”
O homem e a mulher do novo milênio, inquietos por natureza, buscando construir seu saber, a partir de conteúdos significativos que os ajudarão a transformar-se em agentes de uma nova civilização.
Av. João Pessoa, 4279 – Damas – 60425 – 680 – Fortaleza-CE.
Tel. (85) 3307 – 2500 – Recepção
Fax: (85) 3307 – 2536 – Diretora
Fax: (85) 3307 – 2518 – Tesouraria
https://juvenaldecarvalho.com.br/