COMUNIDADE IRMÃS
Waldemar Cromwell do Rego Falcão (Baturité, 25 de janeiro de 1895 — Boston, 2 de outubro de 1946) foi um político brasileiro. Era advogado, jornalista e catedrático da Faculdade de Direito do Ceará. Foi eleito deputado federal constituinte em 1933 e, logo depois, senador. Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Getúlio Vargas, de 25 de novembro de 1937 a 13 de junho de 1941. Seu apoio na construção do Instituto fez com que este ganhasse sua denominação. Tudo começou nos Bechi, Itália quando aos nove anos de idade. Nossa Senhora apareceu ao pequeno João Bosco, sugerindo que ele cuidasse dos meninos que, em sonho, lhe apareceram. Anos mais tarde, já padre e com muitos jovens para cuidar, Dom Bosco teve notícia de uma jovem que, em Mornese, também na Itália, realizava um trabalho semelhante ao seu, igualmente inspirado por Nossa Senhora só que com as meninas. Era Madre Mazzarello. Do encontro entre esses dois líderes, nasceram as Filhas de Maria Auxiliadora, hoje espalhadas pelo mundo inteiro. As FMA chegaram ao Brasil em 1892 em São Paulo. Em Aracati sua chegada data de 1947. No dia 14 de julho do referido ano, vieram as três primeiras Irmãs: Ir. Elisa Ferreira da Silva diretora; Ir. Margarida Oliveira e Ir. Maria José Padilha, enviadas por Madre Pierina Uslenghi, então Inspetora, para atender aos insistentes apelos dos filhos da terra. Devemos salientar que a devoção à Maria Auxiliadora e D. Bosco já era cultivada na cidade desde 1905 quando foi recepcionada com alegria a linda imagem de Maria Auxiliadora, enviada de Turim por Dom Miguel Rua primeiro sucessor de Dom Bosco, ao Coronel Antônio Felismino Filho, ardoroso cooperador salesiano e propagador da devoção a Maria Auxiliadora na região Jaguaribana. Como percebemos foi N. Senhora mesma quem chamou suas Filhas a essa cidade onde já as aguardava com suas bênçãos.

As irmãs tiveram a sorte de continuar uma obra de caráter profissional e humana que há seis anos vinha funcionando sobre a direção de D. Anita Costa, com o nome de Waldemar Falcão em homenagem a este benfeitor.
Após cinco anos de permanência das Irmãs em um antigo sobrado da rua Cel. Alexanzito, as mesmas foram transferidas para o novo prédio entre as igrejas Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora dos Prazeres cuja pedra principal fora lançada no dia 24 de junho de 1951 por ocasião da canonização de Madre Mazzarello e precedida de uma missa campal, celebrada pelo Bispo Diocesano Exmo. D. Aureliano Matos. A princípio, a escola manteve além do curso primário, o curso profissional doméstico, e o Oratório Festivo, obra primordial das casas salesianas. Em 1962 foi reconhecida pelo Governo Federal, passando a Ginásio Industrial e no mesmo ano, reformados os estatutos da Casa, a Escola passou a denominar-se Instituto Waldemar Falcão. Desde o início de sua construção, o atual prédio já se destinaria a funcionar como escola para as moças da cidade.
Desde o início é visível a proteção materna de Maria Auxiliadora. O tempo passou e a semente lançada pelas primeiras Irmãs germinou, cresceu e os seus frutos são constatados por milhares de pessoas que passaram por esta casa: Alunos, ex-alunos, profissionais da educação. Hoje comemorando mais um jubileu de diamantes, integramos a Rede Salesiana de Escolas.
A proposta salesiana de formar “honestos cidadãos e bons cristãos” deixada por D. Bosco e Madre Mazzarello é desenvolvida por milhares de professores que entenderam que só se faz educação com Amor, Razão e Religião.

Nesta caminhada temos muito que agradecer a Deus, a Maria Auxiliadora aquela que “Tudo Fez”, a você querido (a) aluno (a), a seus familiares por acreditarem no nosso trabalho e a todos os que fazem essa grande Família Salesiana. Que o Senhor da Vida nos acompanhe neste novo ano, nos conceda e seu, a sua Paz e muita luz e Força para enfrentarmos os novos desafios da Educação.
Quem foi Waldemar Falcão?
Waldemar Cromwell do Rego Falcão (Baturité, 25 de janeiro de 1895 — Boston, 2 de outubro de 1946) foi um político brasileiro. Era advogado, jornalista e catedrático da Faculdade de Direito do Ceará. Foi eleito deputado federal constituinte em 1933 e, logo depois, senador. Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Getúlio Vargas, de 25 de novembro de 1937 a 13 de junho de 1941. Seu apoio na construção do Instituto fez com que este ganhasse sua denominação.

Rua Coronel Pompeu, 720 – Centro.
62800 – 000 – Aracati-CE
Fax: (88) 3421 – 2371
salesianas@gmail.com
https://www.salesianasaracati.com.br/

CAPELA COMUNIDADE IRMÃS