Madre Geral: “Um encontro de renovado amor”

Foto: Divulgação

Vídeo-mensagem de saudação da Madre Geral do Instituto das Filhas di Maria Auxiliadora para a Páscoa de 2024

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola, envia a sua saudação pascal às FMA, às Comunidades Educativas e à Família Salesiana, de Santiago do Chile, onde se encontra por ocasião do Seminário de Interambitos da CICSAL:

Decidi enviar-vos a minha mensagem de Páscoa desta “terra santa”, onde chegaram as primeiras missionárias do Uruguai e da Patagônia.

Também nesta realidade o Instituto desenvolveu-se de modo verdadeiramente maravilhoso, tornado fecundo pela oferta de Madre Mazzarello que confidenciou a uma jovem missionária: “Ofereci-me como vítima ao Senhor”, e que Dom Bosco comentou: “A vítima, era agradável a Deus e foi aceita”.

Laura Vicunha, a nossa Laurita, esta belíssima flor que enche do seu perfume a nossa “casa” grande como o mundo, nasceu aqui. Este ano celebramos cento e vinte anos da sua “Páscoa”, do seu dies natalis.

Laura: uma menina capaz de amar incomensuravelmente, até dar a vida pela salvação da mãe, como Jesus que contemplamos à luz do Mistério Pascal, e como Madre Mazzarello que fez da sua existência uma oferta “agradável a Deus”.

A curta vida de Laura mergulha-nos na energia pascal do amor inabalável e fecundo, no esplendor da sua vitória sobre toda forma de mal.

Sabemos que o encontro com as Filhas de Maria Auxiliadora em Junín de los Andes marcou o seu crescimento humano e o seu percurso espiritual em contínua ascensão. A sua vida foi um poema de pureza, de sacrifício, de amor filial, como se lê no seu túmulo.

O dom supremo que Laura alcança marca o cume de uma existência coerente que se desenvolve num contínuo tender ao amor. Dar a vida, como fez Jesus, é o maior gesto de amor que ela sente que deve fazer pela sua querida mãe! Eis porque me parece importante aproximar a sua “Páscoa” à Páscoa de Jesus com a qual Laura sempre se mediu e com uma fé certa.

Na Vigília Pascal leremos o Evangelho de Marcos 16,1-7, em que no relato daquilo que sucede o primeiro dia da semana, ao amanhecer, nos envolve plenamente neste solícito “ir” das mulheres ao sepulcro. Parece que a única preocupação fosse como poder rolar a pedra da entrada do túmulo onde Jesus foi sepultado. Mas a pedra já foi removida, por isso entram e quando veem “um jovem em brancas vestes” assustam-se. O Anjo lhes assegura: «Procurais Jesus Nazareno, o crucificado, ressuscitou, não está aqui. Ele vos precede na Galileia, lá o vereis”.

O Anjo confia às mulheres a missão de levar esta surpreendente notícia aos discípulos e, sobretudo, a Pedro para lhe anunciar o que pode fazê-lo renascer depois da pesadíssima traição. A Igreja, Povo de Deus de que somos parte viva, sabe que o Senhor Ressuscitado a precede lá para onde quer que seja enviada a anunciá-lo. Assegura: “Ele vos precede na Galileia” ressoa como a promessa de uma presença que nunca falhará, que está sempre conosco. Ressoa como um convite a encontrar o Senhor quotidianidade, no tecido das relações, na história, na profundidade dos acontecimentos humanos, nos desertos da existência.

Estas são as situações, os lugares em que o Ressuscitado se deixa encontrar e ver, onde marca encontro com quem o quer seguir, com quem aprende da sua humanidade ressuscitada a tornar mais humano a si mesmo e o mundo que o rodeia.

Laura viveu esta experiência em profundidade. A sua jovem idade não foi um impedimento para se oferecer a Deus e o anunciar com um autêntico testemunho. Do Senhor Jesus, vivo na Eucaristia, hauriu a força para superar os medos, as violências, a doença. Foi o encontro com o Ressuscitado que orientou o dom total de si de modo decidido, determinado. Dar a vida pela salvação da mãe foi para ela a demonstração mais verdadeira do seu amor por quem lhe havia dado à luz.

Nesta Páscoa de 2024, também nós desejamos viver intensamente o nosso encontro com Jesus Ressuscitado; um encontro de renovado amor, na consciência de que Ele é o Senhor da nossa vida e de que não podemos guardar só para nós a alegria de tê-lo encontrado. Como as mulheres do Evangelho, queremos “correr” a anunciá-lo com entusiasmo, com fé, com a nossa própria vida de “mulheres ressuscitadas”.

Esta experiência transformará o medo em confiança, a fuga em seguimento fiel, o silêncio em alegre anúncio, a espera numa nova transfiguração.

O amor é a vocação comum à qual todas somos chamadas, e na medida e profundidade deste amor está a grandeza e o valor de uma existência, seja curta ou longa.

Laura amou sem medida, a ponto de dar conscientemente a vida, até atingir um surpreendente grau de santidade. Amou sem esperar nada em troca, apenas buscando o verdadeiro bem, para que o outro (no seu caso a mãe) tivesse a vida em medida transbordante para a eternidade.

Queridas irmãs, desejamos que em todas possa resplandecer a alegria da Ressurreição para ser aquele pequeno “ponto de luz” que ilumina o presente e qualquer lugar e situação em que nos encontramos. Só a Luz do Ressuscitado pode abrir raios de esperança a toda a família humana que dela tem urgente e extrema necessidade hoje.

Votos de uma santa Páscoa a cada uma de vós, às vossas famílias, às Comunidades educativas, à Família Salesiana, aos jovens que nos são tão queridos. Um voto especial ao Reitor-Mor dos Salesianos, o Cardeal Ángel Fernández Artime, a quem acompanhamos com a oração pela Ordenação Episcopal que se realizará no dia 20 de abril próximo.

Continuemos a invocar o dom da paz para todo o mundo e sustentemos com as nossas orações e ofertas as comunidades provadas duramente pela guerra, pelas violências e injustiças, pela pobreza.

A Maria, Mãe do Ressuscitado, confiamos todas as pessoas, especialmente as crianças, os jovens, as famílias, que vivem em situações de necessidade e que esperam um futuro melhor, mais sereno.

Que todos desfrutem da plenitude e da alegria da Páscoa. Felicidades!

Santiago do Chile, 12 de março de 2024

Irmã Chiara Cazzuola FMA
Superiora general do Istituto das FMA

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus contatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Veja também