Obra de Defesa da Infância Pobre – ODIP foi fundada em 30 de agosto de 1953, pelo saudoso Monsenhor Elias de Almeida, obra social que atua em regime de apoio Socioeducativo em meio aberto. Pertencente a Paroquia de Santana-Diocese de Caruaru/PE-Brasil, tem como presidente o pároco da cidade Pe. Joselito Gomes da Silva, sob a coordenação das Irmãs Salesianas – Província Maria Auxiliadora-Nordeste / Brasil. Tendo como Diretora Executiva Irmã Teresinha Alves.
A ODIP e uma associação civil, de caráter confessional, educacional, beneficente e de assistência social, sem fins lucrativos, constituída sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello. A ODIP tem por finalidade prioritária a assistência social, como também a assistência educacional e religiosa. Funcionando das 7:30 as 17:00 de segunda-feira a sexta-feira.
Atendemos atualmente cerca de 400 crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 18 anos que vivem socialmente excluídas nas periferias da cidade de Gravatá-PE/Brasil. Oferecemos Educação Infantil, Ensino Fundamental I em parceria com a Secretaria de Educação do Município; Educação pelo e para o trabalho (oficinas de iniciação profissional, ocupacional), Atividades de apoio Socioeducativo (lúdicas e culturais).

Nossa Missão
É promover a proteção e Defesa dos direitos das crianças e adolescente em situação de risco, através de um programa sócio – pedagógico baseado no processo de educação cristã libertadora nos moldes do Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão, Amor e Religião, de forma que contribua para o fortalecimento do Protagonismo Juvenil, formando bons cristãos, para serem honestos cidadãos, e consequentemente um cidadão consciente de seus direitos e deveres, lutando por uma CIDADANIA ATIVA.
A ODIP está em união com a FAMÍLIA SALESIANA e em parcerias com órgão do Poder Público e segmentos da sociedade civil:
AMENCAR / KNH (Associação de Apoio a Criança e Adolescente)
• SESI (Serviço Social da Indústria).
• PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
• Prefeitura Municipal através das Secretarias de: Educação, Ação Social e Saúde.
• Província Maria Auxiliadora.
• Voluntários e benfeitores da Sociedade Civil.
Na Entidade são realizadas as seguintes atividades:
• Educação pelo e para o trabalho.
Oficinas de Iniciação Profissional (panificação, corte e costura, tecelagem elétrica e musica), Oficinas ocupacional (pintura e desenho, artes).

• Oficina de Panificação
Proporcionar aos adolescentes da Instituição, uma formação em panificação a fim de que se tornem aptos para o exercício profissional. Nesta oficina fabricamos pães, salgados e bolachas.

• Oficina de Musica
Desenvolver um processo de coordenação sensório-motor, de desenvolvimento cultural e realização pessoal do educando através da musica, procurando integrá-lo na sociedade com uma profissão alternativa, tendo em vista ainda os fins terapêuticos que a musica pode oferecer. Atividades realizadas na oficina: Participação do coral da ODIP e festas da mesma.

• Oficina de Tecelagem elétrica e manual
Proporcionar através da educação pelo e para o trabalho a aprendizagem na arte da tecelagem, tornando o educando consciente e responsável; orientando-o para a vida. Nesta oficina confeccionamos: redes, tapetes, colchas, passadeiras, jogos americanos e conserto de redes externas.

• Oficina de desenho e pintura
Capacitar o aluno do curso de desenho e pintura a desenvolver sua criatividade e sua coordenação motora, para que no futuro o mesmo possa vir a trabalhar em uma das áreas que o desenho e a pintura têm a oferecer.
Nesta oficina confeccionamos: Pintura em rede, tapetes e jogos americanos, etc.
• Oficina de corte e costura
Proporcionar a educanda uma profissão que lhe assegure apoio financeiro, através da formação em corte e costura.
Nesta oficina são confeccionados: concertos em roupas das crianças, acabamento de roupas e em pecas de outras oficinas.

• Oficina de artes e cultura
Possibilitar ao aluno o desenvolvimento em habilidades artesanato, utilizando materiais recicláveis, para maior valorização cultural. Nossos produtos: Bonecas, peso para porta, puxa socos, bolsas, etc.

• Atividades de Apoio Socioeducativo
(Palestras, catequese, aceleração da aprendizagem, ética e cidadania, capoeira, teatro, dança popular, recreação e esporte).

• Educação
(Educação Infantil, Educação Fundamental I).

• Acompanhamento Familiar
(Cursos Profissionalizantes: cabeleireira, manicura e corte e costura, visitas, palestras e reuniões).

Casa São Domingos Sávio
Fazenda Sampaio, s/n.
Caixa Postal, 56 – 55640-000 – Gravatá – PE
odipgta@yahoo.com.br
www.odip.org.br