“Nós, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), somos na Igreja mulheres consagradas que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por Cristo. Na simplicidade e na alegria vivemos o serviço educativo aos jovens. Cultivamos uma dedicação missionária que abre a vida cotidiana a amplos horizontes apostólicos. Inseridas na Igreja local, exercemos uma cidadania ativa no território e na cultura de hoje”.
Educação e evangelização estão no centro da nossa missão. “Nós FMA, acreditamos que hoje a nossa paixão missionária se exprime na escolha consciente da educação como via de cidadania evangélica. Pede-nos presença e solidariedade com os jovens, sobretudo com os mais pobres, e um serviço corajoso à justiça e à paz para uma convivência humana mais respeitosa da dignidade de todos” (Atos do CG XXI).
As Filhas de Maria Auxiliadora, Consagradas a Deus para servir a Jesus Cristo em comunidade, dedicam sua vida à Educação humana, cristã e salesiana das/dos jovens. Dom Bosco escolheu para eles Maria, a Auxiliadora, que soube encarnar e viver a pedagogia do “cuidado”, que torna concreta sua paixão educativa pelas/os jovens e as torna mulheres geradoras de vida no coração da Contemporaneidade.
No mundo somos conhecidas também como Irmãs Salesianas e Salesianas de Dom Bosco.
Nossos Fundadores
“Por um dom do Espírito Santo e com a intervenção direta de Maria,
São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação
às profundas aspirações das jovens.
Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor,
e imprimiu-lhe um forte espírito missionário.” .
Somos uma Família Religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello.
No dia 5 de agosto de 1872, Madre Mazzarello com o primeiro grupo de onze jovens pronunciam seu “Sim”, como Maria, para serem “auxiliadoras” com e entre as/os jovens.