Aconteceu, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, na capital federal, o XVIl Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escola (ENARSE), integrado ao X Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas entre inspetores, animadores, gestores de Polo, coordenadores pedagógicos, diretores, ecônomos e administradores de escolas pertencentes a Rede Salesiana Brasil. Este ano, o encontro teve como tema norteador: “Liderança que se faz em rede: Fortalecendo a comunhão e a missão pedagógico-evangelizadora”.

O ENARSE e o ENEL são encontros anuais promovidos pela RSB-Escolas no intuito de ampliar a visão de Rede e fortalecer a missão educativa salesiana, considerando o contexto atual da educação e da economia brasileira. Para tanto, o evento contou com Celebrações Eucarísticas, Conferência, Palestras Interativas direcionadas à área pedagógica e à área administrativa, com informações sobre planos futuros, com avanços e conquistas da nossa Editora Edebê, desfile dos novos uniformes da RSB-Escolas, enquetes e empresas expositoras de soluções educacionais que proporcionaram aos participantes um aprofundamento sobre o papel inspirador, encorajador e inovador dos líderes, assim como a importância do trabalho em Rede.

No primeiro dia, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, seguida da Mesa de Abertura que foi composta pelos Inspetores Referentes pela RSB-Escolas, os representantes da Escola Salesiana América, a Diretora da RSB e as Diretoras da RSB-Escolas que deram suas palavras de acolhida e direcionamento para o Encontro.

Ir. Maria Américo e Pe. Orestes Fistarol comandaram a Conferência de Abertura com o tema: “Liderança Inspiradora de Dom Bosco e Madre Mazzarello”. O dia contou ainda com a palestrante Patrícia Ullmann, que trouxe uma “previsão do tempo” sobre o cenário econômico e político brasileiro com valiosas dicas e importantes direcionamentos sobre como as escolas podem enfrentar os desafios oriundos de uma economia instável. O professor Marcus Garcia, com uma palestra digitalmente interativa, abordou o tema “Líderes inovadores: Mindset de Crescimento e Comunhão em Rede”.

A Diretora Excutiva da RSB e RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva, subiu ao palco para anunciar o lançamento da Campanha União pela Vida. Esse vasto movimento, que foi iniciado por Dom Bosco, para captação de doações destinadas às obras sociais salesianas agora conta com um aplicativo, disponível para Android e iOS, que permite doações direto do celular.

Para finalizar o dia, os participantes dos dois encontros acompanharam os crescimentos da Rede Salesiana Brasil na área de comunicação, resultados esses que foram apresentados pela Diretora Executiva da RSB-Comunicação, Ir. Márcia Kofferman.

Logo em seguida, houve o desfile das novas coleções de uniformes propostas pela Pluriforme exclusivamente para a RSB-Escolas. Assim, todos puderam conhecer as novas opções e votar em suas preferidas.

No segundo dia do XVIl ENARSE e X ENEL, após a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Justo Ernesto Piccinini, os participantes foram divididos em dois grupos, de acordo com a sua área de atuação dentro das unidades.

O grupo formado pelos Gestores e Coordenadores Pedagógicos da RSB-Escolas, permaneceram no auditório principal, onde tiveram, pelo período da manhã, a palestra “A Liderança dos Gestores Educacionais: Competência que Transforma Relações”, com o professor Danilo Jesus. No período da tarde, ficaram sob o comando de Maria Ester Galvão, com o tema “A Liderança dos Diretores, Coordenadores e Supervisores Pedagógicos na Implantação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio no Cenário de Inovação Educacional”.

O outro grupo que contava com a participação dos ecônomos e administradores, assim como o grupo anterior, também teve suas palestras específicas. No turno matutino, o encontro foi conduzido pelo professor e advogado, Frank Ned, abordando o tema “Governança, Proteção de Dados e Segurança da Informação”. Já durante a tarde, foi a vez de Ronaldo Nuzzi com o tema, “10 medidas imprescindíveis para melhorar a situação econômica e financeira das escolas brasileiras”.

Ao final da manhã, todos reuniram-se novamente no auditório principal para um encontro com as Diretoras Executivas da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva, que partilharam o Intercâmbio Brasil/Chile e o programa estratégico para as escolas salesianas, além de um momento dedicado aos Grupos de Trabalho constituídos, seus projetos e suas produções. Os Gestores ainda foram convidados a participar de uma enquete sobre a possível realização de uma viagem a Reggio Emília para participar de um Curso in locus.

Outra atividade bastante significativa foi o espaço aberto para que os gestores pudessem compartilhar, em voz alta, qual o compromisso de liderança que se comprometiam a assumir em Rede. Depois de diversas partilhas, em pequenos grupos, elaboraram os compromissos, que tiveram 238 compartilhamentos por meio do aplicativo Padlet. Esses compromissos foram sintetizados, a partir das maiores incidências, e compartilhados no dia seguinte.

Outro tema de grande importância dessa quinta-feira (15), foi a palestra “Liderança e Planejamento Pastoral” desenvolvida pela Ir. Vânia Ojeda e o Pe. José Ricardo Mole para os dois grupos no auditório principal. Eles encerraram a palestra com uma breve lectio divina.

Durante todos os dias dos Encontros, os intervalos e cantos eucarísticos foram animados pela equipe de músicos do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) de Macaé, Rio de Janiero.

A sexta-feira (16), último dia dos Encontros, foi brindada com a Festa de Dom Bosco, celebrando seus 204 anos de nascimento por meio da Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Orestes Carlinhos Fistarol. Outro ponto alto do XVIl ENARSE e X ENEL foi a apresentação dos novos materiais pedagógicos da Editora Edebê Brasil, que também pertence a RSB. Além de mostrar seus lançamentos, a Editora também premiou as 10 escolas que participaram do Desafio NAUTAS, sendo todas elas reconhecidas no palco do evento devido aos ótimos projetos desenvolvidos com os alunos por meio do material didático Nautas que é direcionado ao Ensino Fundamental I. O primeiro lugar ficou com o Instituto São José II, de São José dos Campos (SP), que trouxe o projeto Fossa das Marianas – Submarino, garantindo uma impressora 3D como premiação para a escola. O segundo e terceiro lugar ficaram com o Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), de Brasília (DF) e Colégio São Joaquim, de Lorena (SP), respectivamente. Ambas receberam uma quantia em dinheiro para iniciar a implementação da Sala Maker em suas escolas.   

O último dia do evento ainda contou com a participação dos Gestores de Polo da RSB-Escolas que compartilharam com os demais participantes do evento as práticas exitosas das escolas salesianas. Tais práticas foram publicadas no Livro “Escuelas con corazón” pela International Office for Catholic Education – OIEC, tendo seu lançamento no Encontro Mundial, em Nova York e contando com a contribuição de 24 práticas das escolas salesianas do Brasil. Também foram partilhados os projetos das escolas salesianas enviados para o Instituto Alana, participando do desafio Criativos da Escola – Projeto “Eu Posso!”

Para concluir o evento, os Diretores Referentes e as Diretoras Executivas partilharam os compromissos assumidos pelo grupo e fizeram as conclusões e os agradecimentos finais a todos que colaboraram para o feliz êxito dos Encontros.

Foi grande e intensa a participação dos presentes no XVII ENARSE e X ENEL, tornando esse evento anual uma experiência enriquecedora, de alto nível reflexivo, de comprovação da excelência de crescimento e fortalecimento da Rede Salesiana Brasil de Escolas e da Editora Edebê.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.

Fonte: RSB-Escolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *