Para refletir sobre a campanha do “Setembro Amarelo” recebemos na escola, no último dia 29 de setembro, o psicólogo clínico e professor universitário Vando Câmara. Este profissional abordou diversas atitudes e comportamentos capazes de prevenir o suicídio como: falar sobre os sentimentos, acolher o colega, pedir ajuda a um adulto e outros exemplos.
O Professor Vando reforçou que é mito a ideia de que falar sobre suicídio é estimular que ele aconteça. Pelo contrário, conhecer e conversar sobre o tema com diversas pessoas é uma forma de prevenir e incentivar quem está nessa situação a pedir ajuda.
A pessoa em sofrimento busca uma forma de interromper sua dor, e nesse momento ela precisa de cuidado e não de julgamentos. Dessa forma é importante destacar que quem tenta suicídio não é uma pessoa fraca e nem quer chamar atenção e precisamos desenvolver uma habilidade sócioemocional muito importante para lidar com esse comportamento: a empatia.
Uma postura empática favorece a criação de conexões emocionais, melhora as relações interpessoais e aumenta o nível de aceitação e segurança no grupo.
Esperamos que o encontro tenha servido para tocar os corações dos nossos jovens e reforçar uma forte premissa de nossa missão: fazer com que nossos jovens se sintam amados, ressaltando o que aprendemos com Dom Bosco: “NÃO BASTA AMAR OS JOVENS, É PRECISO QUE ELES SAIBAM QUE SÃO AMADOS” (Dom Bosco).
Para fortalecer o processo de conscientização sobre a temática, enviamos para as famílias a Cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, elaborada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina.
Allayni Vasconcelos e Luciana Araújo