{"id":3591,"date":"2022-03-23T12:16:34","date_gmt":"2022-03-23T15:16:34","guid":{"rendered":"https:\/\/interface.salesianasne.com.br\/?p=3591"},"modified":"2022-03-23T12:16:34","modified_gmt":"2022-03-23T15:16:34","slug":"nesta-sexta-a-igreja-celebra-a-solenidade-da-anunciacao-do-senhor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/salesianasne.com.br\/nesta-sexta-a-igreja-celebra-a-solenidade-da-anunciacao-do-senhor\/","title":{"rendered":"25 de Mar\u00e7o, Igreja celebra a solenidade da Anuncia\u00e7\u00e3o do Senhor"},"content":{"rendered":"\n
A festa da Anuncia\u00e7\u00e3o celebra o momento em que o anjo Gabriel, no pequeno vilarejo de Nazar\u00e9, anuncia a Maria sua pr\u00f3xima maternidade, segundo a narra\u00e7\u00e3o do Evangelho de Lucas<\/em><\/pre>\n\n\n\nA celebra\u00e7\u00e3o da Anuncia\u00e7\u00e3o, epis\u00f3dio narrado no Evangelho de Lucas (Lc 1, 26-38), tem origem nos primeiros s\u00e9culos do cristianismo e se caracteriza por um elemento dogm\u00e1tico fundamental: a concep\u00e7\u00e3o virginal de Maria. De fato, desde os primeiros s\u00e9culos, a Igreja professava a Encarna\u00e7\u00e3o de Deus atrav\u00e9s da concep\u00e7\u00e3o de uma Virgem. Com o Conc\u00edlio de Niceia do ano 325 e o Conc\u00edlio de Constantinopla foi estabelecido o Credo com o qual ainda hoje proclamamos que o Filho de Deus \u201cpor n\u00f3s homens e para a nossa salva\u00e7\u00e3o desceu dos c\u00e9us e se Encarnou pelo Esp\u00edrito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem\u201d. A celebra\u00e7\u00e3o da solenidade lit\u00fargica difundiu-se na \u00e9poca de Justiniano, no s\u00e9culo VI e foi introduzida na Igreja romana pelo Papa S\u00e9rgio I no final do s\u00e9culo VII com uma solene prociss\u00e3o na bas\u00edlica de Santa Maria maior, na qual os mosaicos do arco do triunfal s\u00e3o dedicados \u00e0 divina maternidade de Maria, proclamada Theotokos <\/em>do Conc\u00edlio de \u00c9feso (ano 431).Ou\u00e7a e compartilhe<\/p>\n\n\n\n
O an\u00fancio: Maria e Jesus<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Toda e qualquer refer\u00eancia \u00e0 Virgem Maria est\u00e1 ligada diretamente ao filho Jesus. Por isso, originariamente, a festa de 25 de mar\u00e7o, ao menos no Oriente do s\u00e9culo V, era considerada uma festa mariana, embora a recorda\u00e7\u00e3o da Encarna\u00e7\u00e3o de Cristo j\u00e1 fosse venerada no s\u00e9culo IV na Palestina, na mesma data. Nos s\u00e9culos seguintes a festa foi introduzida tamb\u00e9m no Ocidente, algumas vezes com refer\u00eancia ao Senhor, outras a Maria, at\u00e9 o Conc\u00edlio Vaticano II esclarecer definitivamente. De fato, Paulo VI na Exorta\u00e7\u00e3o apost\u00f3lica Marialis cultus <\/em>de 1974, ao fixar a denomina\u00e7\u00e3o \u201cAnuncia\u00e7\u00e3o do Senhor\u201d esclarece que se trata da festa conjunta de Cristo e da Virgem.<\/p>\n\n\n\n
O encontro entre o Anjo e Maria<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Estamos no centro da hist\u00f3ria da salva\u00e7\u00e3o, no in\u00edcio do des\u00edgnio divino, ou seja, a sua encarna\u00e7\u00e3o que tornar\u00e1 nova todas as coisas. Este \u00e9 o significado de uma festa que de uma s\u00f3 vez supera e renova todo o Antigo Testamento, que j\u00e1 tinha sido antecipada no mesmo, em alguns pontos, por exemplo no G\u00eanesis quando se fala da mulher que esmagar\u00e1 a cabe\u00e7a da serpente ou no an\u00fancio do Emanuel em Isa\u00edas.<\/p>\n\n\n\n
Na narra\u00e7\u00e3o evang\u00e9lica, a sauda\u00e7\u00e3o do anjo esclarece a Maria que Deus com a sua prote\u00e7\u00e3o est\u00e1 presente na sua vida, portanto anuncia-lhe a maternidade que tornar\u00e1 vis\u00edvel a invisibilidade de Deus; depois Maria pede esclarecimentos para que o seu sim <\/em>seja mais pessoal e volunt\u00e1rio, que representa o total abandono da criatura ao seu Deus. Antes de se despedir, enfim, a revela\u00e7\u00e3o do anjo sobre a gravidez de Elizabeth n\u00e3o \u00e9 nada mais que outro sinal de autenticidade do acontecido, pois \u201cnada \u00e9 imposs\u00edvel a Deus\u201d.<\/p>\n\n\n\n
A festa da Anuncia\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
A data para a festa, foi fixada em 25 de mar\u00e7o, nove meses antes do Natal, todavia, quando cai na Semana Santa, na Semana de P\u00e1scoa, ou coincide com o Domingo de P\u00e1scoa ou com um domingo da Quaresma, \u00e9 adiada. Este simples mecanismo, na realidade, foi obtido depois de uma discreta elabora\u00e7\u00e3o: o Conc\u00edlio de Constantinopla do ano de 692 estabeleceu para as Igrejas Orientais que a celebra\u00e7\u00e3o seria feita mesmo no Tempo da Quaresma; enquanto que para as Igrejas Ocidentais \u2013 decis\u00e3o aceita tamb\u00e9m pela Igreja de Roma, o Conc\u00edlio de Toledo de 656 mudou a recorr\u00eancia para o dia 18 de dezembro, por\u00e9m mais tarde, com a reforma do calend\u00e1rio voltou-se ao dia 25 de mar\u00e7o. Dia este escolhido por ser o sexto dia do equin\u00f3cio de primavera (no hemisf\u00e9rio norte) que cai dia 20, considerando que Deus criou o homem no sexto dia.<\/p>\n\n\n\n